Operação Hóplon – SFPC
Nos meses de julho e agosto de 2020, o Exército Brasileiro desencadeou a “OPERAÇÃO HÓPLON I” com a finalidade de fiscalizar o comércio de armas de fogo, munições, armas de pressão e insumos de munições e acessórios para arma, explosivos, blindagem, produtos químicos e artifícios pirotécnicos.
A operação consiste na inspeção de maneira inopinada, das pessoas jurídicas que comercializam esse tipo de material no Estado do Rio Grande do Sul. Nesta operação, o 7° Batalhão de Infantaria Blindado, por intermédio de seu Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), visa coibir e reprimir o desvio, o armazenamento inadequado, a falta de controle de estoques e a utilização sem autorização, autuando empresas que estiverem agindo em desacordo com a legislação vigente.
A realização dessa operação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Exército Brasileiro para tornar cada vez mais eficiente a fiscalização de empresas que exercem atividades com explosivos, reduzindo a possibilidade de cometimento de ilícitos com esses materiais.